top of page

Roseidson Valério da Silva

"RÔ"

Nascido a 06/08/1981

Natural de Cabo Sto. Agostinho (Recife) - Brasil

O seu avô materno, pessoa que lhe é muito querida e que era maestro, várias vezes o quis colocar no mundo da música. Demorou a entrar nesse mundo, mas por fim ganhou gosto pelo violão que começou a tocar em 1999 com alguns amigos e, assim, depois de algum tempo, foi fazendo algumas apresentações em teatros e bares da sua cidade natal.

Desde muito novo tomou contacto com o samba, o que não será de estranhar tendo em conta onde nasceu, pois trata-se de um paí­s com grande riqueza musical.

Como ele próprio costuma dizer, "o grandioso samba" deveria ser conhecido por MPB - Música Popular Brasileira, porque esse sim, é o verdadeiro cartão de visita musical do Brasil.



O seu avô materno, pessoa que lhe é muito querida e que era maestro, várias vezes o quis colocar no mundo da música. Demorou a entrar nesse mundo, mas por fim ganhou gosto pelo violão que começou a tocar em 1999 com alguns amigos e, assim, depois de algum tempo, foi fazendo algumas apresentações em teatros e bares da sua cidade natal.



Chegou a Portugal em Agosto de 2001, conhecendo a cidade de Ovar e as suas Escolas de Samba. Todos os fins-de-semana sempre havia uma roda de samba onde ia matar saudades do seu paí­s e, por incrí­vel que pareça, foi ali que se deu o seu contacto mais directo com o samba. Aliás, como ele também costuma referir e como diz o ditado, tem sempre uma hora certa para tudo.



Nessas andanças, incentivado várias vezes pelo seu grande amigo Lucas, para que se dedicasse à  execução do cavaquinho, deu seguimento a essa ideia e, no começo do ano de 2002, iniciou o aperfeiçoamento daquele instrumento, o que lhe conferiu ainda no final do mesmo ano, um convite da GRES JUVENTUDE VAREIRA, para exercer as funções de cavaquinhista e intérprete da escola, cargos que actualmente continua a ocupar, tendo começado há cerca de 2 anos a compor também os sambas de enredo para o Carnaval.



Durante esse tempo, integrou 2 grupos de samba entretanto extintos (Novos Tempos e 6 Na Batucada), onde foi cavaquinhista e vocalista no primeiro e tocou banjo no segundo, tendo ganho alguma experiência nessa área, dado que sempre teve vontade de se aperfeiçoar e fazer algo novo e diferente.



A sua primeira e maior referência no samba em Portugal foi precisamente o Grupo Samba LêLê, que viu actuar muitas vezes e que lhe trazia sempre forte inspiração e grande vontade de fazer parte daquela formação.

Já conhecendo o Xando assim como os restantes integrantes do grupo na altura, ainda assim nunca pensou que um dia iria fazer parte daquele projecto, mas, entretanto, apareceu uma oportunidade e um convite para tocar violão no grupo e, numa tarde de sábado, foi chamado para fazer uma pequena audição em casa do "cogumelo" (Maciel), com a presença do Xando e do Xandinho, onde tocou não só violão como também banjo, tendo cantado ainda alguns sambas.



Assim, passados alguns dias, foi convidado para se apresentar com o grupo na cidade da Figueira da Foz, passando a ser integrante oficial a 22 de Agosto de 2009 e a fazer parte da famí­lia Samba LêLê, onde todos são apaixonados pela batucada, pelo samba de raiz e sobretudo, amam aquilo que fazem.



Muito samba nessa hora... e como já falava o grande Noel...

"QUEM SUPORTAR UMA PAIXÃO SABERÁ ENTÃO QUE O SAMBA VEM DO CORAÇÃO"

bottom of page