top of page

BRASIL É ALEGRIA, É CARNAVAL, É SAMBA!
​E SAMBA LÊLÊ É TUDO ISSO E MUITO MAIS!

 

Formado em 1973 por estudantes brasileiros da Universidade de Coimbra - Portugal, o Grupo Samba LêLê sempre teve como principal objectivo, a divulgação do verdadeiro samba de raiz, da forma como era composto, tocado e cantado nas mais famosas rodas de samba do Rio de Janeiro e também nos famosos desfiles dos blocos carnavalescos da cidade maravilhosa.

Sempre com o mesmo rumo desde a sua fundação, o grupo fez inúmeras apresentações por todo o país, destacando-se, os famosos bailes de Carnaval e de Final de Ano do Casino da Póvoa de Varzim e do Pavilhão do Dramático de Cascais, assim como do Pavilhão dos Olivais e do Bairro Norton de Matos em Coimbra, nas décadas de 70 e de 80.



 

 

A partir do ano de 1983 e com o regresso da maioria dos seus fundadores ao Brasil, após a conclusão dos respectivos cursos, Xando, um dos elementos da formação inicial do grupo, formou um outro grupo de menores dimensões (a formação inicial apresentava-se com mais de 15 músicos em palco), o qual foi baptizado com o nome "Os Acarajés" e, que contava apenas com 4 elementos, passando estes a apresentarem-se exclusivamente em "Pub's, Cafés Concerto e também em discotecas,igualmente por todo o país. Xando passou também a ser o responsável pela nova linha musical do grupo, já que anteriormente se dedicava exclusivamente à parte de percussão e de canto.



Foi assim e neste contexto, procedendo a várias remodelações na formação do grupo, sendo de referir que todos os que por ali passaram, assim como os seus actuais componentes, acima de tudo amam o verdadeiro samba de raiz e lutam constantemente pela sua preservação em Portugal.

Esta constante luta, deu a Xando e a todo o grupo, o prémio maior de, no dia 29 de Janeiro de 2005, serem oficialmente apadrinhados pelo melhor e mais famoso grupo de samba do mundo, o Grupo Fundo de Quintal, durante um show deste último na cidade de Ovar.



 

 

Além do reconhecimento junto dos maiores nomes da nata do samba carioca pelo seu trabalho em prol desta causa, tal alegria mais uma vez se repetiu, quando durante o Verão de 2007, o grupo ganhou uma madrinha muito especial, nada mais, nada menos que a grande Sambista Beth Carvalho, considerada a madrinha do próprio samba e a maior impulsionadora de talentos nessa área, sendo inclusivamente ela própria, a madrinha do Grupo Fundo de Quintal, assim como da maior parte dos grandes nomes do mundo do samba.

O grupo conta actualmente com sete elementos e continua a apresentar-se por todo o país, sendo bastante requisitado para a maioria dos pagodes e rodas de samba realizados nas mais variadas escolas de samba, de norte a sul de Portugal, bem como noutros eventos de grande prestígio na área do samba nacional.​

bottom of page