top of page

Miguel Bruno Oliveira Rodrigues

"MB"

Nascido a 27/04/1991

Natural de Ovar - Portugal

Desde muito cedo ligado ao samba, foi com 6 anos de idade que entrou para a escola de samba Juventude Vareira, onde esteve até 2007, altura em que integrou a escola de samba Costa de Prata onde permanece até aos dias de hoje, e onde nos últimos anos tem sido responsável pela elaboração dos sambas de enredo, tendo visto na avenida no total, já 5 sambas de sua autoria.



Foi entre 2004 e 2005 que surgiu o verdadeiro gosto pelo samba e pela batucada, esta na sua vertente de partido alto. Aquando da visita do Grupo Fundo de Quintal a Ovar, a envolvência daqueles ritmos e a euforia que se criou em volta daquele grupo, que na altura não conhecia, foram o trampolim para a aprendizagem e o gosto que hoje tem pelo samba.



Na época eram frequentes os shows de samba na sede da Juventude Vareira (escola onde viria a aprender tamborim e caixa) com o Grupo Samba LêLê, grupo que até hoje foi a sua referência de samba em Portugal. Foi durante estes shows no decorrer dos 2 anos que ainda se manteve na escola, que dava os primeiros toques num tantã ou num pandeiro, curiosamente numa sala à parte, enquanto o Grupo Samba LêLê animava as pessoas no salão.



Sempre a seu lado na aprendizagem e vivência do samba esteve seu amigo Luis Cavaquinho (Ferra), com o qual aos 14 anos formou o primeiro grupo de pagode de nome Kontraste do Samba, nome sugerido pelo integrante do Grupo Samba LêLê, Roseidson Silva. Com Luis Cavaquinho viria a formar também o grupo “Só no Balanço” e por último o “Grupo Sem Jeito”.



Fã de Zeca Pagodinho e Seu Jorge, foi pelas estradas do norte do país que foi evoluindo a sua batucada e alargando horizontes com os músicos brasileiros que foi conhecendo. Trabalhando como Freelancer nos últimos tempos fez várias participações como percussionista (Tantã, Surdo, Pandeiro, Reco-Reco etc.), em diversos grupos, entre os quais: “Pagode do Alhinho”, “Malandragem.pt”,”‘Nuno Bastos e Banda”, “Pagode do Andrézinho” etc…



Conhecedor do trabalho do Grupo Samba LêLê e seus integrantes, a primeira abordagem tendo em vista a sua entrada do grupo surgiu em meados do Verão de 2011, a qual foi para si uma grata surpresa e desde logo evidenciou uma enorme vontade de fazer parte desta família do samba.



Por convite de Xando, participou uns meses depois, no evento “PapodeSambaLêle” ainda como Freelancer. A sua primeira atuação com o Grupo Samba LêLê realizou-se em Sesimbra no 2.º Encontro de Baterias, a 28 de Julho, sendo formalizada a entrada para o Grupo algumas semanas depois num show realizado na Figueira da Foz.



É enorme a sua satisfação por pertencer a esta família musical que faz e que sempre fez o melhor samba em Portugal e, conta trabalhar ativamente com seus companheiros para fazer evoluir a performance do Grupo. Pessoalmente pretende se dedicar a aprendizagem de novos instrumentos, sempre aperfeiçoando o instrumento que agora toca no Grupo Samba LêLê, o Surdo.





“O Samba não vem do morro nem da cidade…e quem suportar uma paixão saberá então que o samba vem do coração”

bottom of page